11 May, 2006

a ficha caiu!


Vou tentar fazer aqui um resumo dos últimos três dias. A segunda-feira foi o dia em que a ficha caiu. Deste dia em diante, passou a ser somente eu e a minha bicicleta. Por falar nisso, ando com dificuldade de batiza-la. Por enquanto só a chamo de "parceira", estilo Romario. Pois então, segunda parti em direção a Ensenada. Duas rodovias ligam Rosarito a Ensenada, uma que tem pedágio e a outra que é livre. Como somente a ultima é permitida para bikes foi por esta que segui. A livre passa entre a serra, então imagina o que eu subi de morro. Valeu o treino, já que o terreno Mexicano é muito alto. Só não sabia que os alforges ( bolsas que carrego na bike) iriam pesar tanto.
Quando cheguei a Ensenada, resolvi não parar e seguir um pouco mais adiante. Ensenada é extremamente turística e porto de chegada de cruzeiros, logo tudo muito caro. Segui ate uma cidade chamada Maneadero, onde encontrei um bom lugar para acampar, perto de uma pequena baia. O pôr do sol foi gratificante.

Terça feira acordei e tomei rumo a San Vicente, foram 83 km pedalados e estava lá a cidadezinha.  Muito cansado, procurei me abrigar logo. Consegui num mini-hotel a possibilidade de acampar no estacionamento e usar o banheiro. Desembolsei uns 50 pesos , o equivalente a 10 reais.

Depois de um cochilo, fui jantar e no caminho passava um carro anunciando o Circo Alegria, que na terca fazia uma promoção. Nem pensei duas vezes e fui para o Circo.

Foi uma das experiencias mais antropológicas da minha vida. Sobre isso só comento numa possível tese de antropologia.... Ali no circo, no meio daquela simplicidade e vendo todos dando gargalhadas do Palhaço Popo percebi que a felicidade pode esta em qualquer lugar... não preciso de muito para ser feliz. A vida não tem que ser como uma propaganda de margarina.

Na quarta-feira estava saindo de San Vicente quando fui chamado do outro lado da rua por um senhor. Estava bem vestido, parecia o uniforme de trabalho. Muito simpático perguntou onde ia. Quando acabei de explicar, disse que havia feito a mesma viagem de bicicleta com amigos há meses atrás e que tinha um roteiro detalhado sobre o caminho ate La Paz. Não estava com ele em mãos, mas disse para seguir viagem e que um de seus empregados da madeireira iria me entregar no caminho. Parece brincadeira, mas horas depois um carro me fechou na estrada e um rapaz saiu para me entregar um envelope. Dentro dele um roteiro cidade por cidade ate La Paz, minha ultima cidade na Baja. Com este presente segui viagem tranquilo.

Meu destino era Vicente Guerreiro, mas como estava empolgado só parei nesta cidade para comer e segui ate San Quintin. Este foi um erro de estrategia. Cheguei na cidade já anoitecendo e foi difícil encontrar um lugar para acampar. Comecei a ficar tenso e discutir comigo mesmo. No meio do "stress" fui atá um Motel e decidi passar a noite lá. O cansaço me levou a discutir comigo mesmo, foi preciso uma noite boa de sono.
Acordei e agora escrevo estas palavras... Mais descansado, pretendo pedalar pouco hoje. Ate agora já tenho uns 380 Km pedalados. O deserto se aproxima e preciso estar com a mente preparada. Não tenho dúvidas de que será um grande desafio. Ate a próxima Lan House...

Romulo.

15 Comments:

Anonymous Anonymous said...

voce sempre falava que esperava interagir bastante com as pessoas que cruzassem teu caminho e ser ajudado por elas. Pelo jeito o senhor da madeireira foi uma dessas pessoas. E que seja o primeiro de muitos que vao te auxiliar e enriquecer ainda mais tua viagem!!

ah!! finalmente digitalizei os videos e to mandando pra Aline ...
desculpa a demora.

forca ai ... abracao!!

6:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Incrível!! Me lembrei de um livro japonês que li chamado MUSASHI. É sobre um samurai andarilho do Japão que em sua jornada cruzava com uma série de pessoas interessantes e lugares únicos. Não imaginava que esse tipo de aventura ainda era possível.

Abs,
Samer

6:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ae romulo, to com o felipe aqui, enquanto vc pedala 380 km pedalamos 0 km essa semana...

cest la vie

aproveite ai vei
vc faz falta, c devia ver o lixo como eh q ta ehehehhe

1:20 AM  
Anonymous Anonymous said...

Romulo! Emocionante acompanhar a sua viagem pelo blog. Desejo muita sorte e muitas descobertas nessa empreitada maravilhosa. Grande Abraço. Do seu primo Guto.

9:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

olá! sou portuguesa, de portugal e sem duvida que é um sonho meu fazer algo de muito parecido com o que vc está fazendo! gostava de pedalar assim tb, ou uma espécie de inter-rail pelo Brasil!! Te desejo muito boa sorte para essa viajem! Eu vou te acompanhar aqui pelo blog, com certeza! Muitos beijos de Portugal e meus!!

1:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Incrível tudo isso, Rômulo. Eu sou uma pessoa para quem cortar o cabelo já é uma aventura. Isso que você está fazendo é mesmo uma coisa admirável. Você escreveu: "Deu a sensação que estou fazendo algo que as pessoas admiram." Pode ter certeza de que sua sensação é verdadeira. É mesmo admirável. Eu e o Guto estamos aqui na torcida. :)

4:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

OI, Rômulo, sou amiga da Mônica ( do Guto) e achei incrível essa sua viagem!
Adorei o lance do senhor da madeireira. Aposto que haverá outros assim pelo caminho.
Posso dar algumas sugestões? Você já pensou em divulgá-la para a mídia (TV, jornais). Uma coisa que ficaria legal é um mapa que seria atualizado a cada dia (infelizmente não sei fazer isso).
Boa sorte!

5:55 PM  
Blogger pato said...

Graaaande garoto!
Vc recebe os nossos comentários aqui?!

7:28 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ola vi seu blog, atraves de Leandro, achei o maximo essa sua experiencia, vou acompanhar toda sua aventura....Parabens pela coragem!

8:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

continuamos acompanhando sua aventura,vc é motivo de orgulho e admiração para muitos!!!!
vem na paz!!!
marcelo zappato e família!!

9:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

força gorilasso!!!! que tezao essa tua trip!! fico imaginando quale daquele circo lah!!! hehehe boa sorte!

9:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Romulo !!!
Muito Bem, você esta realizando o sonho de milhôes de pessoas que adorariam fazer esta aventura. Que Deus Te proteja para que voce chegue em paz e nos conte tudo sobre esta sua experiencia.

Abraços

Paulecir,Sandra, J.Victor de Dudu

9:49 AM  
Blogger Santa Panela said...

Oi, Romulo... Conheço, pela net, o Guto e a Mônica. Já te linkei e vou acompanhar sua viagem, juntamente com seus amigos. Boa sorte e estaremos sempre por aqui.

2:12 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ah moleque bão!
Quem diria hein...
Aquela simples conversa..
Aquelas pedaladas até Búzios, Del Castilho...
Icaraí era pinto..
Vem na paz querido. Se depender de força e luz, ce vem tranquilo!
Abraço

9:19 AM  
Anonymous Anonymous said...

Vc tem que arranjar um patrocinador, cara!! Depois escrever um belo livro... nao perca os detalhes, eles vao enriquecer tua viagem e tua vida pra sempre! bjs
Chris

4:22 PM  

Post a Comment

<< Home