15 May, 2006

4 dias que valeram por uma vida !!!

Pois bem, passei 4 dias que me valeram a vida. Estava tenso com a possibilidade de atravessar o deserto, mas foi nele que realmente percebi que a viagem já valeu a pena. De simples viajante, sujo e esfomeado, fui auxiliar de caminhoneiro e no mesmo fim de semana, jantei com um casal de americanos. Cardápio: salmão acompanhado de vinho, ainda na companhia de um outro cicloturista espanhol que esta pedalando a Baja California.

Pois bem, como havia previsto, pedalei pouco na Quinta-feira. Segui até um acampamento que havia lido no meu guia, e decidi por la acampar. O acampamento não tinha nada a ver com o que prometia o guia. Mas era muito bonito. Totalmente deserto, havia somente um restaurante. O restaurante da Laura. Quando cheguei na havia ninguém, somente uma senhora sentada esperando por um possível cliente. Pois bem, ele chegou. Conversamos, ela me contou histórias sobre o lugar e as atuais dificuldades. Segundo ela, o Camping está vazio porque os americanos estão evitando viajar devido ao aumento da gasolina. Vai saber... Comi alguns tacos e pedi para acampar sob o restaurante. Feito o acordo, fui montar acampamento. O lugar era de uma paz espiritual incrível.
O duro foi passar a noite sozinho, começou anoitecer e o medo chegou. Quem me conhece sabe do que estou falando. Mas de repente me aparece uma vira lata, que não sei porque gostou de mim e passou a ficar do meu lado. Foi minha vigia. O problema era que quando latia, eu sai de dentro da barraca, me escondia atrás de uma pilastra e ficava esperando algo aparecer, nada acontecia, voltava a dormir. Acho que desta vez me superei.. assinei meu "Diploma de macho."
Acordei Sexta e segui para El Rosario de Arriba, este "de arriba" não me agradou... Foi um dia de muitas subidas, mas tudo deu certo. Chegando na cidade fui procurar um lugar para dormir, mas estava díficil.. Tive a ideia de seguir mais adiante. No caminho decidi pegar uma carona atá Catavina, umas da primeiras cidades do deserto. Decidi parar perto de um restaurante cheio de caminhões a frente. Fiquei parado tentando escolher o caminhoneiro com o perfil mais amigável, o que tava difícil... Até que aparece uma figura num caminhão caído ao pedaços e me cumprimenta. Para que... fui ate lá e perguntei se me levava até Catavina. Disse que sim e que ele passaria a noite lá, depois seguiria viagem.

Pois bem, até Catavina, segui de caminhão. Lá dormi na carroceria, pois estava calor e o caminhoneiro disse não se importar.
Acordei, depois de uma note tranquila e fui até a cabine agradecer a carona. Foi aí que ele se apresentou e me convidou para tomar cafe num "Rancho" ali perto. Seu nome: Manuel. Pois bem, fomos até o Rancho, tomamos café. Na saída, tinha um caminhão parado a procura de ajuda. Manuel foi até lé e disse que o problema do caminhão era óleo sujo... Acreditem ou não, acho que o Manuel inventou isso, pois do nada, apareceu com um galão de óleo para vender para o rapaz.
Pois bem, aí que vem a mudança de planos... Pois para trocar o óleo precisava tirar uma tampa de baixo do eixo das rodas traseiras. Manuel disse que não conseguia e o dono do caminhão, muito gordo, também não. Adivinhe quem fez o serviço. Pois é, ganhei moral com a rapaziada...

Tive que seguir viagem de caminhão pois o Gordo me convidou para almoçar... Não tive como recusar... Segui deserto adentro. Almoçamos e depois do almoço o caminhão do Gordo não funcionou. Conclusão, o problema não era óleo. Eu, já parceiro do Manuel, saí de fininho com ele... e tomamos a estrada.
Por fim fui ate Santa Rosalia com Manuel. Já era de noite e dormi mais uma vez na carroceria. Ah... banho, desde quarta feira não sabia o que era.
Acordei já no domingo e segui agora de bike ate San Lucas... lá assisti um jogo de Baseball em pleno deserto e fui para um Camping.
Neste camping encontrei um casal de americanos, que ao me ver chegar, curiosos, começaram a fazer um monte de perguntas. Por fim me convidaram para jantar.

Havia tempo que não comia tão bem. No meio do jantar, aparece outro maluco de bike. Marcos, espanhol que está de viagem pela Baja. O cara é louco, só gosta de estrada de terra. Cheguei até Mulege, cidade que escrevo estas palavras, em sua companhia.
Resumo, o que apendi com o Manuel, nas conversas pelo deserto e no jantar com Jim, sua esposa e Marcos, não tem como transmitir nestas poucas palavras... Precisaria de horas para contar tudo que ouvi.
Até a próxima parada.

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Louco... muito louco...

7:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

estamos com vc...com uma ponta de inveja """positiva"""!!!!!,mas muito feliz por vc!!!!
MARCELO ZAPPATO E FAMÍLIA!!!

7:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

SE PUDER COLOCA A FOTO DESSAS FIGURAS QUE CRUZAM SEUS CAMINHOS!!!
MARCELO ZAPPATO!!!
BOA VIAGEM!!!

7:43 PM  
Blogger Santa Panela said...

vaya con Dios!

8:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

O Gorila eh o cara!

8:31 AM  
Anonymous Anonymous said...

Fala Romulo, me passa o seu nextel pra gente trocar ideia, ou entao se alguem souber o numero do nextel dele iria ficar grato....
Um abracao ai figura e boa sorte.
Pinna
meu e-mail e iaflorenzano@hotmail.com

1:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

Fala meu amigo, que aventura incrível. O conteúdo humano da estrada é maior do que eu imaginava. Estou rezando por vc, viu meu amigo? Estou esperando mais relatos. Abraços

4:22 PM  

Post a Comment

<< Home