31 May, 2006

Guadalajara e Morelia

Estou em casa!

Pára, pára, pára... assim meu coração não aguenta  Se você nunca visitou Guadalajara, por favor, pegue suas últimas economias ou venda aquele aparelho de jantar que sua mãe nunca usou e siga para Guadalajara. A cidade é uma preciosidade e tem um clima maravilhoso, sem falar na paixão que as pessoas têm pelo Brasil.
Depois de Tequila, onde passei sem tomar nem gole da famosa bebida, segui para Guadalajara, cidade que tanto queria conhecer. A entrada da cidade foi meio decepcionante, pois qualquer cidade grande esquece que a qualquer momento pode chegar alguém de bicicleta. Mas ao me aproximar do centro da cidade tudo foi mudando, com as ruas mais tranqüilas, Guadalajara começava a se revelar e mostrar por que é tão famosa. O conjunto arquitetônico da cidade é lindo e muito bem conservado. Cheguei à cidade pela tarde e, já cansado, procurei um Hostel ou melhor um Albergue da Juventude para me instalar. Lá, já comecei a sentir quanto é bom ser brasileiro em Guadalajara. A menina da recepção quando soube que era brasileiro abriu um sorriso e disse estar aprendendo português na universidade. Ligou o aparelho de som e colocou um CD do Caetano. Pronto, já estava em casa.
Este Hostel, ainda me aguardava surpresas. À noite, no salão principal, me peguei conversando com um grupo bastante eclético. Tinha um inglês (louco... já digo porque), um americano ( mais louco...este é um capitulo a parte), uma canadense, um japonês, uma francesa e um casal mexicano. Isto sim é globalização. Conversamos a noite toda e descobri coisas fantásticas, como a história do amigo da canadense que está caminhando da India até Paris. A viagem levará três anos e parece que ele já está andando a um ano. A minha viagem pareceu fácil perto desta.
Quanto ao inglês, disse que é louco porque nunca ri tanto de uma pessoa. Só um exemplo de como o cara é maluco. Saí para ir ao mercado com ele e no caminho ele parava para experimentar a água de todos os chafarizes públicos... As águas eram bem sujas e quando perguntei porque fazia aquilo, disse para não me preocupar pois foi uma coisa que aprendeu na India.
Ah... já o americano, guardem bem este nome: Robert, ele ainda vai virar história de algum filme. O cara estava conversando comigo e com o inglês, quando perguntou se queríamos ver algo interessante, que segundo ele era o motivo que o trazia ao México. Diante da nossa curiosidade, ele foi buscar uma maleta. Quando abriu a maleta tirou de dentro uma bolsa térmica que continha um pedra que funcionava como um apito, segundo ele era um artefato milenar que havia encontrado no Colorado, trabalhando numa fazenda. Pronto... estava diante um Indiana Jones, ou na melhor das hipóteses diante de outro Jose Riveira. Ele nos contou que nos Estados Unidos não podia ficar com aquele material pois o governo lhe confiscaria. Então ele fugiu para o México com a pedra. O objetivo dele era entrar em contato com o Mercado Negro de materiais arqueológicos para vendê-la. Eu não conseguia acreditar... e o inglês passava mal de rir enquanto dava conselhos para Robert. Foi demais para minha cabeça no primeiro dia de Guadalajara.
No segundo dia, saí para conhecer a cidade, desta vez a pé. Deixei minha parceira descansando. Como disse a cidade é maravilhosa com suas Igrejas e museus muito bem conservados.
E pela rua era só alegria. Quando parava para pedir alguma informação e a pessoa descobria que era brasileiro, era tratado como chefe de Estado. Na padaria, foi o melhor.Comecei a conversar com aquele que parecia o dono e elogiar os pães mexicanos.  Estou apaixonado pelos pães mexicanos. Papo vai, papo vem, o senhor descobre que sou brasileiro...pronto. Dai em diante, acho que fiquei uns 20 minutos só experimentando pães, detalhe, sem pagar nada por isso. Para finalizar o dia, fui ao Estádio Jalisco, onde jogamos na Copa de 70. Só para se ter uma idéia, na frente do Estádio tem uma praça chamada Brasil..Pode parecer brincadeira, mas foi o único lugar que passei aperto. Na praça dormia alguns mendigos, um acordou e veio na minha direção gritando e ameaçando me bater. Virei de costas e segui meu caminho, acho que falta segurança na Praça Brasil, ou seria algo para a gente entrar no clima do país?
Depois de um banho de cultura colonial hispânica, segui viagem agora rumo à Cidade do México. Dei uma boa esticada de 120 km no primeiro dia, pois as autopistas mexicanas estão muito boas. Passei a noite numa cidade chamada La Barca. Fiquei num destes hotéis de estrada. O mais legal e surpreendente foi a senhora Cleo. Vizinha do Hotel, tinha um pequena lanchonete onde havia Internet. Parei a bicicleta em sua porta e fui usar a Internet. A conexão estava ruim e ela foi me pedir desculpas. Começamos a conversar e ela se interessou pela bicicleta, quando acabei de contar o que fazia, ela buscou um caderno e me pediu um autógrafo. A princípio recusei, pois fiquei com vergonha, mas ela insistiu. Acabei cedendo e em La Barca dei o primeiro autógrafo da minha vida, todo envergonhado, mas dei.
Dia seguinte, mais 100 km e sem lugar para dormir, foi aí, que no mapa percebi que vinha um pedágio. Foi lá, perto do Posto Policial e atrás do Posto da Cruz Vermelha que eu dormi. O problema foi que acordei com a chuva. Nada pior do que estar acampado e começar a chover, ainda mais se seu meio de transporte é uma bicicleta. Não tem como acordar de bom humor. Segui viagem na chuva e para melhorar minha parceira furou o pneu. Nessas horas a vontade é quebrar a bicicleta, ligar para casa e dizer que amanhã estará pegando um avião de volta. Mas, com paciência, coisa que venho trabalhando muito esses dias, consertei o pneu e segui viagem.
Passando perto da entrada da cidade de Morelia, não sei o que me deu, mas virei a bicicleta e decide entrar. Não estava nos meus planos e fugia 25 km da minha rota, mas o coração mandou e obedeci. Pois bem, eu acho que foi a melhor decisão dos últimos dias.O Centro Histórico da cidade é Patrimônio Cultural da Humanidade e suas construções do século XVI são maravilhosas..A cidade foi sede episcopal durante o período colonial, sendo assim as igrejas no estilo barroco são de deixar o queixo caído. Os conventos, então nem se fala. Eu que estava deslumbrado com Guadalajara, fiquei ainda mais com Morelia.  A cidade tem um clima jovial, pois é uma cidade universitária. Devo avisar que depois de Guadalajara, se ainda sobrar dinheiro, venha para Morelia, você não vai se arrepender, é linda.
Amanhã, parto em definitivo para cidade do México, isso se não aparecer outra Morelia. Ate lá, serão três dias de pedal (eu acho). Então, até a Cidade do México.
Rômulo Magalhães

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

PEDALA ROMIIIIIIIIIIIINHO!!!!!!

A viagem está fantástica!!!!

Um grande abraço,

Bruno

5:10 AM  
Anonymous Anonymous said...

boa viagem! a viagem e o blog estão ótimos!

parabens!

5:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

Fala ai cara..
Finalmente axei seu blog....
Me amarrei nas fotos !
Estao showw ..
Pelo visto vc ta curtindo bastante neh ! sao belos lugares msm !!
mas, é issu ai cara !
Continue assim que logo logo voce estara em casa !!
estamos todos torcendop por voce..
te desejo mt sorte e que DEUS te abençoe !!
se cuida cara
abraçoss
fui

7:13 AM  
Blogger pato said...

eu vou parar de comentar nesse blog! é um post mais irado que o outro!!

puta que pariu que viagem doida!!

dá muita vontade de vir com você, mesmo que eu saiba que não teria a garra suficiente...

falou parcero!

9:18 PM  
Anonymous Anonymous said...

Rômulo, estamos todos torcendo e digo até pedalando com você! Só vc mesmo!...Acompanho sempre o blog, já passei prá Ponte Nova inteira e até pro Fantástico mandei uma nota. Se te pararem por aí, não se assuste! Estamos ansiosos pela sua chegada, boa viagem, parabéns e até breve! Abraços fortes de Erika, Pedro Paulo, Tios Aloysio e Grace e Graciela.

12:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Amigo, me emocionei com seus dois ultimos relatos....e a cada dia que passa tenho mais e mais certeza de que Ele está contigo, te guiando e te protegendo para que vc chegue ao seu destino sã e salvo, e com o peito erguido do dever cumprido.
É isso ai meu irmão, obstaculos surgirão, pedras aparecerão, e o importante eh vc jamais desistir, levante a cabeça e siga a diante, pois como nao canso de dizer, desde o dia em que vc montou na bike e partiu, vc já eh um vencedor. Nada que aconteça será por acaso.....e vc sabe disso.
Que Ele continue te guiando e que as coisas pra vc se encaixem e continuem dando cada vez mais certo.
Um super beijo, e muita força meu amigo, estamos todos aqui torcendo por vc!!!
Com carinho
Manu e Rafa ( O Casal da bike)

1:34 AM  
Anonymous Anonymous said...

Enjoyed a lot! 1999 oldsmobile intrigue power window recall Kitchen bistro table and chairs set Specialty papers wedding invitations Panasonic ae900u projector Xxx hairy teens black hairy the hockey locker coventry http://www.bartending-school-ohio.info Gmc pickup 1959 Licensed dentists Gambling addiction facts pregnancy and fioricet Saab intercooler Black jack plan table

6:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

Romulo vc é um cara legal.sua viagem foi intereste gostei muito meu nome é cailon da escola Maria linhares da 7 71

4:26 AM  

Post a Comment

<< Home