14 June, 2006

Oaxaca!

Oaxaca, isto sim é América Latina.
O caminho para Oaxaca prometia algo diferente do que vinha vivendo até agora. Comecei a entrar no sul do México, onde a realidade econômica é bem diferente do norte. Até agora, estava surpreso com o que via no país. Indústrias, rodovias bem asfaltadas e campo mecanizado. Bem, chegando a Oaxaca a coisa mudou. A população visivelmente mais pobre e uma forte presença indígena marcam a região. A América Latina se fez mais presente nesta região. A famosa bagunça que dá certo estava mais uma vez na minha frente. O trânsito da região é algo impossível de descrever e ainda mais impossível para andar de bicicleta. Porém, em termos de beleza natural, a região é uma potência mundial. A cidade de Oaxaca, por exemplo, fica num vale maravilhoso, rodeado por montanhas de muito verde, onde até hoje habitam diversas etnias indígenas e são falados diferentes dialetos. Na rua, o traje das mulheres mais velhas ainda é indígena, e é possível escutar algumas pessoas falando idiomas diferentes do  espanhol.
Minha visita mais interessante foi ao Monte Albán. Nele, foi achado um sítio arqueológico onde funcionou uma cidade 500 anos antes de Cristo. Alguns afirmam ser este o primeiro sinal organização urbana da América. Os fundadores foram extintos antes da chegada dos espanhóis, porém sabe-se que os zapotecas utilizaram o lugar, seus templos e postos de astronomia. O lugar é um dos poucos onde os amigos de Cortez não colocaram a mão. Cortez não foi, mas eu e minha parceira fomos. Subi o monte e lá agradeci por estar realizando esta viagem. O lugar tem uma energia diferente, parece que a energia dos seus fundadores anida está lá. Na minha visita ainda tive a grata companhia de um grupo de crianças que seguia as explicações do índio e guia Juan. A suavidade com que se dirigiam as crianças encantava também aos adultos. O segui por todo trajeto. Sem falar que com crianças tudo fica mais interessante. Elas faziam cada pergunta, que a rigidez dos adultos não conseguia alcançar. O momento mais interessante foi quando elas deram as mãos para fazer uma dança de roda. Terminada a formação uma delas olhou para trás e ao me ver deslocado do grupo, me estendeu a mão para acompanhá-los. Olha, pode parecer bobagem, mas foi o momento mais bonito do dia para mim. Criança tem a magia de não ver diferença entre as pessoas. Naquele momento, passei de gringo e estranho para ser um colega, um igual.
Passei a noite na cidade de Oaxaca, num Albergue da Juventude. Numa saída para comer, conheci um grupo bem interessante. Uma canadense que estava no albergue, me viu na rua e me chamou para conhecer seus amigos, pois um deles falava português. Foi aí, que conheci dois americanos que estão pesquisando saúde publica no México. O que fala português trabalhou numa ONG em Olinda por 6 meses e falava muito bem nosso idioma. Fomos a sua casa, onde fez questão de mostrar sua coleção de cds brasileiros. O cara é fã de Caetano e Gil. Depois de algum tempo podendo falar português, voltei para o albergue.
Dia seguinte, parti para a estrada, mas com uma bela parada num bar para ver o jogo do México contra o Iran. Não sei se é coisa da minha cabeça, mas senti que não estava agradando muito naquele bar, acho que era esse meu nariz de árabe. Os caras deviam estar vendo aqueles narigudos na TV e imaginando que o narigudo da bicicleta estava ali para torcer pelo Iran. Mas, depois do terceiro gol tudo ficou tranqüilo.
Segui até a cidade de Mitla sob muita chuva, parece que este é o mês de chuvas da região. De Mitla até Juacitan, cidade de onde escrevo, foram dias de muita chuva. Posso dizer que é desanimador pedalar na chuva, a toda hora vem a pergunta: “O que estou fazendo aqui?" Não dá para acampar e os destinos são os hotéis de estrada. Detalhe, os mais baratos. O último que fiquei... sem comentários, melhor não dizer nada, minha mãe não gostaria de saber.
Agora estou indo em direção ao estado de Chiapas, ele é o último trecho antes da Guatemala. Não vejo a hora de passar por mais uma fronteira. Acho que um novo país dará um ar novo à viagem. Mas por falar em ar, está quase impossível pedalar nessa região. O vento é muito forte, tenho que pedalar na descida e muitas vezes descer para empurrar a parceira. Vamos ver o que acontece...
Até Chiapas.

Abraços,
Romulo Magalhães

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Cada vez q leio seus posts, é como um filme.
Imagino todas as cenas e vejo até sua expressão.
E cada vez q entro aqui, o numero de visitantes aumenta!
Vem com tudo meu querido!
Bjo

1:01 PM  
Anonymous Anonymous said...

Bagunça que dá certo, euahueaae
Vc deve estar com saudade disso, hein? =D
abraços romulinho!

8:28 PM  
Blogger Casa das Rosas said...

Que a próxima fronteira chegue logo...
Abraços,
Arthur

11:11 AM  
Blogger Rayssa Galvão said...

Muito legal a sua viagem. O meu sonho é, um dia, sair pelo mundo despreocupada, num trailler. Eu e umas amigas, porque companhia, para mim, é essencial. A sua viagem tem um quê de chê guevara indopela américa latina e parece ser muito divertida. tomara que tudo dê certo.

Só acho que você não devia ter tentado converter seu companheiro de viagens. Ser ateu não é um defeito, afinal. E o seu deus deulivre arbítrio pras pessoas, elas tem o direito de não crer nelas. Além disso, não é pentelhice demais? Tenho certezade que ele já ouviu muito disso pela vida, se fossepra acreditar nas pessoas, já tinah se convertido.

Mas espero, de coração, que tudo fique bem. E que você aproveite cadamomento dessa viagem, já que cada momento é único e todo aquele blablablá pentelho.

1:33 PM  
Blogger pato said...

massa demais essa cidade em ruínas!
qdo vc for à machu picchu vai ficar de cara!!!

3:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá! Muito maneira a sua viagem e compartilhar um sonho. Sou amiga da Camilla e acabo de voltar de Oaxaca. O Monte Alban é algo indescritível. O México nem se fala...
Sorte pra vc!

7:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

Where did you find it? Interesting read 1977 buick how to overcome impotence and sexual dysfunction Phentermine with cod payments decals for jeeps Ecommerce accounting conference Cosmetic surgery plastic clinic prague butalbital compound tablets no prescription Canadian short films tv erectile dysfunction affects neoprene car seat cover

7:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Order xenical online dreampharmaceuticals compatibility cpu motherboard

6:34 PM  

Post a Comment

<< Home