10 June, 2006

Um tour diferente

Dizer que conheço toda a Cidade do México é mentira, mas posso dizer que conheço muito bem a rede de hospitais e casas de saúde da cidade. Pois para consegui tomar uma vacina para febre amarela tive que percorrer grande parte deste lugar. Onde eu chegava, recebia a informação que era em outro lugar. Comecei minha jornada no centro da cidade, fui até ao aeroporto, voltei para o centro, depois fui a outro bairro. Andei de metrô, ônibus e 'trem ligeiro". Acho que no total fui a dois hospitais e a quatro casas de saúde, até encontrar Dona Mercedes uma assistente social disposta a me ajudar. Depois de alguns telefonemas, ela descobriu uma casa de saúde especializada em receber viajantes. Pronto, agora, graças a Dona Mercedes não pego mais febre amarela.
Eu fiquei realmente impressionado com o tamanho da cidade. Só para se ter uma idéia, existem 12 linhas de metrô, alem do" trem ligeiro". Soma a isso tudo, os fusquinhas verdes que servem como táxi. São milhares de fuscas pela cidade. Eu sempre me perguntei para onde eram levados os fuscas velhos... agora eu já sei.No dia seguinte a vacina, acordei como se estivesse gripado. A vacina reagiu e fiquei de molho quase o dia inteiro. À tarde, já um pouco melhor, peguei minha parceira e fui a Embaixada Brasileira tentar conseguir a bandeira do Brasil. Ela se encontra no bairro das mansões mexicanas e o nosso luxuoso prédio não reflete quem nos realmente somos.Fazer o que... tanta pose e a única coisa que me deram foi uma bandeira de papel e um adesivo: "Conheça o Brasil". Disseram que não tinham bandeira de tecido, nem de plástico. Agradeci, colei os adesivos e parti.
Depois da Embaixada, fui ao Museu de Antropologia que só havia passado na frente. O Museu é um espetáculo.Imenso, sem condições de percorrer num único dia. Fiz o que pude.O mais interessante foi visitar as salas que mostravam a população de diferentes partes do País.Fiquei feliz ao constatar que parte daquilo que era mostrado tinha visto ao vivo e a cores durante esse um mês que já estou aqui.
Depois, de três dias de Cidade do México, parti novamente para a estrada. Descansado, bati meu recorde de pedalada num único dia nesta viagem. Fiz 142 Km e cheguei à cidade de Puebla.Lá, passei a noite e quando amanheceu procurei uma loja de bicicleta para fazer uma revisão na parceira, uma vez que já estamos juntos há um mês. Pronta para as estradas novamente, fomos agora em direção a Oaxaca. Acampei atrás de um restaurante na estrada. Acampar não foi nada, o mais complicado foi agüentar o filho do dono a noite toda. O garoto adorava esporte e ficou conversando comigo horas. Depois já intimo, começou a querer me ensinar luta livre. Para finalizar o papo, me deu de presente uma máscara de lutador e um DVD pirata de luta livre mexicana. Eles são fascinados por luta livre aqui no México. O garoto achou um absurdo eu não saber quem era "O Místico." Bem, agora com o DVD vou saber.Acordei e novamente na estrada cheguei à cidade de Teuhuacan. Foi um dia pesado na estrada. Pois além de subir muito, o vento contra estava forte e o clima muito quente. Percorri uns 70 km que mais pareceram 200 km. O pior é que depois desta cidade o mapa não prevê nada de interessante pela auto pista. Muito cansado, parei para descansar em frente a uma rodoviária. Olha... podem dizer o que for, mas não sou de ferro. Quando me aproximei e vi o preço do ônibus ate Oaxaca não resisti. Depois de percorrer quase 80% do México, pegando só duas caronas vou realizar minha primeira viagem de ônibus. Acho que o percurso dura duas horas, mas o suficiente para me livrar do vento e das próximas subidas. Pois bem, escrevo agora esperando o ônibus. Minha parceira vai descansando no bagageiro.
Ate Oaxaca...

Um abraço,
Romulo Magalhães


CLIQUEM NAS FOTOS PARA AMPLIAR

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

As fotos do ultimo refletem a diversidade que voce tem encontrado. Muito interessante! Continuo acompanhando de perto, um grande abraco de Curitiba, Bruno.

3:06 PM  
Blogger pato said...

putz cara, como vc passou batido por Puebla?! A cidade é umas das mais bonitas do país cara! Tem ruínas Astecas no meio da cidade além de muitas igrejas e o vulcão no horizonte!

e mais! Teve uma intercambista de Puebla que morou na minha casa em BH, muito gente fina, que ia te receber muito bem cara! eu tinha que ter te avisado!

3:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

FALA ROMERITO!!!!
ESTADIO AZTECA ,IMPRESSIONANTE PARA NÓS AMANTES DE FUTEBOL,A FOTO NO ESTÁDIO FICOU SHOW!!!
CONTINUO TE ACOMPANHANDO...
PEDALA COM DEUS!!!
ABRAÇÃO,
MARCELO ZAPPATO E FAMÍLIA.

9:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

iae romulo
axou nome pra parceira ainda nao???

1:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

grande romulo, primeira vez que escrevo aqui amigão. parabéns pela viagem, eu to adorando acompanhá-la. Mas cara, fiquei indignado com o lance da bandeira na embaixada, que absurdo. tanto que escrevi sobre isso e citei teu comentário. Abração e boa viagem

6:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

4:23 AM  
Anonymous Gustavo said...

Put'z Cara Você E Muito Loco Mais Você E Muito Gente Boa Vlw Mesmo Por Te Conhecer
Um Abraço Ae

4:29 AM  

Post a Comment

<< Home